quarta-feira, 4 de junho de 2014

Maquinas de empacotar e envolver

   Vamos tratar de um tema que é bastante vasto e um pouco complicado que é o EMPACOTAMENTO e o ENVOLVIMENTO de produtos.
   Portanto vamos tratar de maquinas empacotadoras e embaladoras.  
   Começamos por recordar um pouco os tempos de antigamente quando se ia à mercearia comprar açúcar,café,farinha feijão ou grão, e o merceeiro tinha que pesar e empacotar estes produtos à mão.
   Nesse tempo os pacotes ou cartuchos eram feitos em papel pardo,que era um papel que era bem grosso, e que como não havia cola, eram colados com um género de cimento, o peso dos cartuchos ou outra embalagem ficavam bem pesadas,não sei se com alguma intenção ou se por não haver cola ahahahahah.
   Porque o produto era metido antes de ir para a balança e claro um kilo de açúcar não era um kilo, bem mas isso foram outros tempos,agora rouba-se de uma maneira mais sofisticada, mas vamos continuar com o que interessa.
   Segue exemplo de como era antigamente.




   Pesando o açúcar com um cartucho,que depois era dobrado encima com duas voltas e a seguir fazia-se uma orelhas dobradas.








    Como se enchia o cartucho e se pesava noutro tio de balança.









   Medidas em madeira para a venda de feijão, grão,milho e outros grãos.











   Pesos antigos usavam-se na balança decimal.










   Pesos mais modernos usados nas balanças mais modernas.






 Medidas para líquidos e balança antiga.










   Antigo medidor de azeite,funcionava da seguinte maneira.
   O medidor tinha patilha que regulava o curso da manivela que se vê à esquerda, dava-se a volta à manivela e ela parava onde a patilha indicava
a quantidade do azeite,a manivela fazia movimentar o embolo que se vê lá dentro, e via-se o azeite subir até à medida,depois dava-se à manivela ao contrário e o embolo fazia o azeite sair directamente para a garrafa do cliente, isto no tempo em que o azeite era azeite.
   Comprava-se a quantidade que se queria, agora tem que se comprar a garrafa completa.











   Outro tipo de medidor de azeite,este é mais parecido com os medidores antigos para a gasolina, mas funcionava da mesma maneira.

















   Bilha antiga do azeite que levava 8,41 litros e  que se chamava POTE.












   Bilha para azeite antiga creio que levava 25 litros, era para guardar o azeite em casa.









    Mais ou menos o cartucho que se usava antigamente para pesos inferiores a meio Kilo.
   Por exemplo 250 grs , podia ser açúcar,feijão ou outra coisa.







  
 Este era o cartucho de meio hilo para cima.
   Era pasado dobrado de cima para baixo e faziam-se as orelhas tal como se vê na foto. 







   Bem mas isso foram outros tempos,vamos continuar com o que interessa.
   Começamos por ter uma noção do que são as películas plásticas, também chamadas de filme, e a sua fabricação.
   Existem una grande variedade de películas plásticas,mas vamos tratar daquelas que mais se usam e que não são nada poucas, e ao que pareça simples são bastante complicadas uma das que mais se usa é o PVC
que é uma película  simples,também  há as compostas.
   Vamos referir aquelas que mais são usadas,principalmente na fabricação de sacos e envolturas.
   Películas simples,polietileno, polipropileno,pvc rígido e o celofán,estas películas são usadas em embalagehs para alimentos,pão,frutas, fabricação de fios para sacos,massas,carnes,embutidos,caramelos,cigarros etc,,etc,.
    As películas compostas tais como,Poliéster +PE ,Poliéster +PP,Celofán + PE,Celofán + Celofán,Celofán+PVDC +PE,são películas que têm grandes propriedadestais como resistência ao rasgo,á gordura,à humidade,ao gás,ao vapor de agua,a aromas e estabilidade do produto, e muitas mais mas que neste capitulo não vamos aprofundar muito por ser muito extenso.
   Existem vários tipos de sacos e envolturas,como dobrado e sobreposição da película,bolsas de duas costuras, formação de tubos por soldadura e corte,planas com fundo dobrado,com duas costura com estabilidade,com dobrados laterais, com dobrados laterais e soldadura, DOY-pack, Trans-pack, de transporte, envolvimento total,por contração,pré cintadas,semiduros,termo conformados,Bubble,Blister e Skin,mais à frente vou explicar estas três últimas, que normalmente se vêm quando se compram ferramentas,brinquedos ou frutas.
   Enfim uma serie de embalagens com várias formas e materiais distintos,
   Uma das películas mais usadas à uns anos atrás era o celofán por ser um material bom em todos os aspectos, e que era muito resistente ás temperaturas, tanto que se podia fazer uma embalagem e selar com o ferro da roupa.
   No principio da industria das embalagens o selado ou soldadura, era feito com o ferro de passar a roupa, a carvão, já podem calcular a temperatura que tinha que aguentar a película de envolver os produtos, era justamente o celofán, que tinha também outras propriedades tais como impermeável à agua,ao oxigénio,e resistente a óleos e gorduras, mas que quando era feito sem outro composta não selava,havia que adicionar uma laca especial para que se pudesse selar.
   Na realidade quando se olha para uma película ou filme de envolver parece uma só lamina, mas na realidade elas podem ser até varias.
   Uma das películas mais usadas nas maquinas de envolver ~e o Polipropileno muito resistente ao desgarre,soldável, estável a temperaturas até 140º centigrados,insencível à agua e com muito boa transparência.
   Seguem exemplos de embalagens que estamos habituados a ver,quando compramos ferramentas ,brinquedos, ovos ou artigos de pastelaria, que são as embalagens Bubble,Blister e Skin.
 Bubble chamadas de bolhas ou ampolas que são fabricadas sem molde,enchendo de ar uma película termoelástica.
   Blister é também uma bolha mas que a configuração é feita por molde pré concebido.
   Skin tal como a palavra quer dizer em inglês pel,e utilizam sempre como molde a própria peça recobrindo totalmente a peça a embalar.
   Em cima os três exemplos de embalagem com o mesmo produto um carro antigo.
  As embalagens Bubble e Blister têm uma base suporte que pode ser em vários materiais geralmente usa-se cartão revestido com alguma película e a fixação pode ser por meio de soldadura,agrafado ou com ranhuras.
   As embalagens Skin são feitas ao vazio, a parte de baixo é um cartão poroso com uma cola termo fundível que faz aderir a película ao cartão e selar a embalagem.
   Alguns exemplos de  embalagens Blister.
 
      





 Vários artigos embalados pelo processo Blister.







   Outros tipos de embalagens


     Existem também os plásticos termoencolhível que são os que normalmente se vê nas garrafas de agua estou a referir-me aos rótulos eles são colocados nas garrafas à mão e depois são passados por um túnel quente que faz contrair o plástico ficando o rótulo bem seguro na garrafa, nem todas as garrafas têm este tipo de rótulo f grande parte são colados.








  Embalagem para mel construída em plástico PET, que é um plástico reciclável, é muito usado também nas garrafas de agua e refrigerantes.
   É um plástico que tem uma transparência muito boa.
 
















 Vários tipos de sacos plásticos com asas.














   Sacos plástico transparentes para produtos de venda avulso, vários tamanhos.





   Embalagem Tetra Pack muito usada na venda de leite e sumos, é um combinado de cartão e plástico.
















 Vários tipos de embalagens para variadíssimos produtos, desde sumos, leite,yogurtes,chá, etc, , etc,.









   Haveria um nunca mais acabar de embalagens para mostrar,mas como no dia a dia se vêm muitas, não vamos aprofundar mais o assunto.
 

   Vamos a partir de agora tratar de conhecer algumas maquinas empregues nas industrias de envolver e embalar produtos.
   Embalar não é o mesmo que envolver ao que pareça a mesma coisa, não é.
   O embalar um produto consta de uma maquina que pesa ou quantifica, e coloca o produto dentro de uma embalagem que depois é selada e cortada.
   A pesagem é feita por balanças especiais reguladas para esse peso e produto,quantificar é colocar por meio de medidores volumétricos ou por contador electrónico a quantidade a embalar.
   Envolver, tal como apalavra indica é colocar o produto dentro de uma envoltura.
   Vamos começar pelo processo mais simples de embalar, que é a maquina embaladora de carne, e que esta embalagem é vista normalmente nos supermercados.
 
 





 Maquina de embalar carne manual.










    Maquina vertical de empacotar cereais,é uma maquina composta pelas seguintes partes:
   Parte superior que é a tolva ou deposito para receber o produto.
   Depois o sistema de centrado da película com um eixo que se move tanto para a direita como para a esquerda, para centrar o papel em relação ao formador vertical,e é provido de um sistema de fotocélula para manter sempre a mesma distância de corte caso a película tenha gravuras.
   A película tem um sinal,que é uma marca de mais ou menos de 2 cms de comprimento por 1 cms de largura e de cor escura,negro ou azul escuro, para a fotocélula poder ler com rapidez e mandar o sinal ao sistema electrónico de recuperação que pode ser electromagnético ou pneumático.
   Tem um sistema de travão que é comandado pela fotocélula, que faz com que o filme ou película se mantenha na mesma posição com o sinal.
    A seguir a parte de dosagem, que é constituída por um prato com vasos volumétricos com regulação na altura, que tem um sistema de  giro mecânico ou pneumático,tanto no sentido horário como no inverso e coloca o produto por gravidade no tubo de alimentação formador.
   Logo vem o tubo alimentador formador que vai selar / soldar, a película formando um tubo, por meio de uma maxila com  resistência vertical.
   Este sistema tem um dispositivo pneumático ou electromagnético para abertura e fechamento das maxilas.
   As maxilas têm uma ou mais resistências eléctricas que são controladas por um controle de temperatura, que pode variar a temperatura de 0 a 400 graus centígrados,claro que para selar este material não necessita mais do que 110, 120 graus e dependendo da espessura da película que pode ser de 25 microns a 30 microns.
   A seguir vem o sistema de corte que também é o que dá o comprimento do saco ou embalagem.
 Tem um sistema de quatro maxilas ou mordentes paralelas horizontais,duas superiores e duas inferiores com resistências controladas por um controle de temperatura, um sistema de abertura e fechamento das maxilas pneumático, e um sistema mecânico ou pneumático de subida e descida das maxilas.
   Este sistema é regulável em altura dependendo do comprimento do saco que se quer.
   Separa as duas maxila um dispositivo de corte que depois de soldar corta onde foi selado e divide o tubo em duas partes,a de cima que vai receber o produto que vem do dosificador, e a debaixo que separa a embalagem já pronta com o comprimento devido.
   Temos depois o armário que guarda os componentes eléctricos, electrónicos e pneumáticos.
   Antigamente um quadro era composto de relés,temporizadores, contactores etc,,etc,.
   Na actualidade tudo isso foi substituído por PLC que controlam todas as operações necessárias, e que ocupa um espaço relativamente pequeno

   



   Conjuntos de mordaças ou mordentes rotativas.
   Na parte de cima da mordente onde estão três furos roscados, é onde vão ser colocadas as facas que neste caso seriam 6.
.
  
 Geralmente no sistema flowpack as mordentes são duas uma em cima e outra em baixo,os dois furos que se vêm na parte lateral da mordente são onde vão ser colocados a resistência e a termocupla, que vai mandar o sinal ao controle de temperatura para este ligar ou desligar a resistência conforme a necessidade.




   Mordentes para envolvedoras horizontais.
   Os três furos que se vêm na parte lateral de baixo são roscados e nesses furos são colocados pernos roscados  que vão servir para ajustar as facas dando mais ou menos corte, os três furos de cima vão fixar as facas depois de ajustadas.



   Estas são as facas que vão ser colocadas dentro das ranhuras que se vêm nas mordentes.







   Exemplos dos pernos roscados, prisioneiros allen,e chamados também de parafusos sem cabeça.
   O nome Allen vem da empresa que fabrica tais parafusos allen, e que têm um sextavado interior justamente para a chave do mesmo nome allen






  
 Prisioneiro allen, parafuso sem cabeça, e perno allen,para ajuste de facas,não se vê bem na foto mas a ponta é em bico,justamente para poder subir ou baixar a faca.










   Perno allen de fixaçãonote-se a forma da ponta, ela é feita de maneira a agarrar neste caso a faca.
   Estes pernos têm um sem número de aplicações nas industrias. 






   PLC que quer dizer Controlador Lógico Programável, porque se lê ao contrário em Inglês, traduzido à letra seria Programável Lógico Controlador.
   Este tem 10 entradas e 10 saídas.
   o único inconveniente que tem o PLC é que se tem que saber programa-lo, mas isso também se aprende.








PLC compacto de grande qualidade,este já é um PLC para maquinas com muitas operações e é bastante mais caro claro



  


 Este é um PLC pequeno barato e que deve ter de tamanho não mais de 100 mm X 150 mm.
   Agora que já temos uma noção do que é uma maquina de embalar vamos verificar uns tipos de embalagens mais usuais.





   Embalagens Flowpack de bolachas.










   Embalagens tipo Flowrrap de biscoitos.














   Embalagens de Waffers.











   Saquetas de açucar.




   Embalagens com selado/soldadura de três lados,
são usadas para pimenta, colorau,cravinhos em pó,
alho em pó,caril, etc,,etc,.






   Esquema de envolvedora de Waffers horizontal,onde se vêm todos os elementos para as operações.
   Nº 1 sistema de fixação e centragem da película.
   Nº 2 transportador do produto.
   Nº 3 mordentes circulares para selado horizontal da película.
   Nº 4 sistema de corte e selado transversal da película.
   Nº 5 transportador de saída da embalagem terminada.
   Nota  entre o rolo ou bobine e o braço superior a preto, está uma figura rectangular negra e amarela esse dispositivo é a célula fotoeléctrica.
  Segue exemplo de fotocélula.
 





   Tipo de célula fotoeléctrica, com regulação de sensibilidade.
   Muitas vezes a película traz o sinal para a fotocélula muito fraco, ou seja quando fizeram a impressão ou ficou com pouca tinta ou a cor é muito clara. e aí a fotocélula tem dificuldade em ler o sinal,portanto tem que se ajustar a fotocélula.
   Isto não deveria acontecer porque quando chegam os rolos da Película,o controle de qualidade deve verificar o sinal e a impressão.









 

 Sistema de envolvedora horizontal invertida.
   O processo é práticamente igual ao anterior, a diferença é que a alimentação da película é feita por baixo.







   Seguiremos tratando de maquinas de empacotar e envolver na próxima mensagem.
   Tenham uma boa semana, cumprimentos
 
 



                                         MÁRIO SILVA




















































1 comentário:

  1. ola Mario tenho uma flopack horizontal mecanica sem sensores é possivel embalar pelicula centrada ?? aradeço uma rsposta

    ResponderEliminar